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20 de março de 2024
5 min de leitura

7 ideias de promoção para atrair clientes e aumentar suas vendas!

Está em busca de ideias de promoção para aumentar as vendas ou serviços fechados no mês? Então, você está no artigo certo! Afinal, listamos dicas valiosas sobre o tema!

Seja com um preço competitivo, um brinde ou uma seleção especial, é fundamental conhecer o perfil de seus consumidores. Ou seja, seus  interesses, necessidades e desejos de compra para escolher uma promoção atraente.

Isso porque uma promoção criativa tem mais chances de alcançar um número maior de pessoas e gerar um boca a boca positivo, aumentando as vendas.

A internet é uma grande aliada nesse processo e, ao longo do artigo, explicamos o seu papel na divulgação, após escolher a melhor oferta para o momento.

Continue no artigo até o fim e se inspire com as ideias de promoção para atrair clientes e aprenda como planejar esse tipo de ação e obter um retorno positivo.

Boa leitura!

Quais são as melhores ideias de promoção?

Existem muitas ideias de promoção para atrair clientes e, na lista abaixo, reunimos inspirações que funcionam tanto para venda de produtos quanto de serviços. 

As ações promocionais tendem a fazer o cliente tomar uma decisão mais rápida, caso seja boa para ele. Por isso, as ideias a seguir podem ser personalizadas para oferecer a vantagem que os clientes desejam. Confira!

1. Criação de kits

A primeira ideia de promoção da lista é a criação de kits. Essa montagem é vantajosa por dois motivos: aumenta o quanto o cliente gasta por pedido (também conhecido como ticket médio) e traz um custo benefício melhor para quem compra.

Por exemplo, se você vende doces, pode montar kits especiais com “os mais vendidos”, uma caixa com os doces sortidos que mais saem ou com aqueles que as pessoas em geral mais gostam.

O mesmo funciona para a venda de roupa. Dá para montar kits de blusas com cores diferentes ou iguais e vendê-los a preços especiais, dando um desconto por peça, sem perder a margem de lucro. 

2. Queima de estoque

Enquanto os kits funcionam como uma ideia de promoção permanente, a queima de estoque é uma estratégia que dá mais certo em momentos específicos.

A ação é ideal para negócios do setor de vestuário. A cada estação chegam novas tendências, certo? Então, nas viradas de um período para outro, você pode fazer queimas de estoque para vender as últimas unidades, dando um desconto atrativo.

Ao anunciar que são “peças limitadas”, “últimos tamanhos” ou “preço imperdível”, você ativa o gatilho de escassez nos clientes, acelerando sua decisão de compra.

Dica: faça uma lista especificando o tipo de peça, cor e tamanho disponíveis para informar rapidamente ao cliente a disponibilidade do item em questão.

3. Conjuntos 

Outra opção entre as ideias de promoção é vender conjuntos, uma estratégia ideal para quem trabalha com acessórios e perfumes.

Na hora de selecionar as peças com o fornecedor, você pode escolher aquelas que formam um conjunto bonito, mesmo sendo itens separados. Assim, pode precificar tanto três peças juntas quanto separadas e divulgar o conjunto com um preço mais competitivo.

Pesquise as tendências para montar mix de anéis, pulseiras e colares. Além de servir como ideias para usar, facilita a compra para quem deseja presentear.

Leia também: 10 dicas de como tirar fotos de produtos e aumentar as vendas.

4. Indicação 

Seguindo a lista de ideias de promoção para atrair clientes, temos a indicação. Esse tipo de ação é recomendado para quem trabalha com prestação de serviços, como massagem, concertos, barbearia, entre outros.

O objetivo é oferecer um desconto na próxima sessão para os clientes cujas indicações contratarem o seu serviço. Dessa forma, você cria uma clientela fiel e ainda recebe novas pessoas frequentemente. 

5. Pacote promocionais

A montagem de pacotes promocionais é uma ideia de promoção para salão de beleza, manicure e pedicure, além da área técnica que presta serviços recorrentes de manutenção, por exemplo.

Você pode montar pacotes de massagem, drenagem, escova e outros procedimentos, definindo um número de sessões e um valor diferenciado. 

Dica: pesquise os concorrentes para criar ofertas competitivas e conquistar os clientes com vantagens inéditas.

6. Aniversário 

Todo mundo adora ganhar presentes, ainda mais no dia do aniversário. Então, outra ideia de promoção é oferecer aos clientes um brinde ou desconto na data, ou mês de comemoração. Porém, uma dica extra é personalizar cada oferta. 

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, pode oferecer a unha grátis ou pela metade do preço na semana do aniversário. Outras opções são: escova, modelagem com babyliss ou maquiagem express grátis. 

7. Brindes

Fechando a lista de ideias de promoção temos os brindes, outro tipo de vantagem que as pessoas gostam de ganhar.  

Para ser atrativo, tente associar o brinde ao produto ou serviço. Por exemplo, na última semana do mês (suponha que seja a semana com menos movimento), ofereça uma amostra do produto X para o cliente cuidar do cabelo/barba em casa.

Converse com o seu fornecedor sobre a possibilidade de comprar ou receber amostras a cada pedido para atrair mais clientes.

Leia também: Como fazer controle de estoque para um pequeno negócio?

Como fazer uma promoção de sucesso?

Na hora de colocar suas ideias de promoção em prática, tenha em mente os cinco pontos a seguir:

  • Tenha um objetivo: atrair, fidelizar ou dar visibilidade ao negócio;
  • Escolha o tipo e o período da promoção: divulgue com clareza a duração da promoção, adequando o prazo ao tipo de ação que você está fazendo;
  • Defina uma meta de vendas e o lucro potencial: estabeleça quantas vendas ou produtos espera fechar e o lucro que é possível obter;
  • Divulgue nas redes sociais e WhatsApp: poste nas suas redes e envie na sua lista de transmissão de clientes as novidades para atrair quem já comprou com você;
  • Acompanhe semanalmente o desempenho das vendas: monitore as vendas fechadas e o retorno dos clientes e, se necessário, ajuste a promoção para deixá-la mais atrativa.

A divulgação é o principal meio de atrair novos clientes e informar os antigos das promoções ativas. 

A Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada pela Resultados Digitais e outras empresas parceiras, destacou que 94% dos negócios do país usam o marketing digital como estratégia para crescer no mercado.

Então, use as redes sociais para postar e divulgar suas promoções, atualizando o seu público das novidades, mostrando seus diferenciais e mantendo o contato próximo. 

Coloque suas ideias de promoção para atrair clientes em prática

Agora que você já tem uma lista de ideias de promoção, deve estar pensando em como divulgar de forma profissional suas ofertas ao longo do ano, não é mesmo?

Com o Blup, você tem uma solução rápida e prática para esse desafio. No plano Premium é possível cadastrar e editar promoções, definindo o desconto, a porcentagem de redução e o período de validade da oferta de cada produto ou serviço.

Quer testar no aplicativo? Faça o download do Blup no seu celular e conheça todas as funcionalidades para gerenciar o seu negócio. 

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