Blup
9 de outubro de 2023
9 min de leitura

10 dicas de como tirar fotos de produtos e aumentar as vendas

Com certeza você já ouviu o ditado  uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Essa premissa é verdadeira, principalmente com a popularização dos e-commerce, pois tirar boas fotos de produtos farão com que uma venda ajude a alcançar milhares de visitas ao site. 

Boas fotos dos produtos que você vende são muito valiosas para a estratégia do seu site ou comércio eletrônico, mas para garantir que essas imagens sejam boas e atuem alavancando suas vendas e promovendo seu comércio, não basta apenas ter uma câmera.

Muito pelo contrário! Você deve utilizar alguns itens que contribuam para um enquadramento atrativo, uma iluminação apropriada e outros detalhes. 

Aí você, empreendedor iniciante já se questiona: O quanto eu vou gastar para atingir esse nível de qualidade nas imagens dos meus produtos?

Se você está com esse receio, não se preocupe. 

No post de hoje, preparamos uma lista incrível com dicas e ferramentas para você começar a profissionalizar suas imagens:

Porque as fotos se tornaram tão importantes para as empresas?

O número de brasileiros que preferem fazer as suas compras on-line só cresce, especialmente após a pandemia e esse percentual vem se elevando pela comodidade e pelos melhores preços e condições oferecidas na web.

Porém, esses argumentos a favor do comércio eletrônico não são decisivos para todos os clientes, já que ainda existe uma parcela das pessoas que fica mais confortável comprando em lojas físicas, por alguns dos motivos abaixo:

  • Desconfiança com golpes online;
  • Aliar a compra a outros passeios;
  • Necessidade de ver o produto pessoalmente;
  • Medo de comprar “gato por lebre”;
  • Preferência por provar o produto.

Os três últimos fatores são aqueles que uma boa foto do produto pode fazer a diferença. O que nos leva ao próximo tópico.

Importância de ter boas fotos dos seus produtos

Tendo imagens claras e atraentes dos seus produtos aumenta a probabilidade de que os visitantes confiem nas suas ofertas, ao verem imagens bem feitas, aliadas a descrições fiéis que gerem no cliente a segurança de efetuar a compra.

Mas para fazer uma boa fotografia dos produtos do seu e-commerce, você não deve simplesmente apontar a câmera e apertar o botão, pois mesmo itens mais básicos precisam de  iluminação e espaço corretos para produção de boas fotos, que atrairão os consumidores para seu site.

Contar com imagens feitas faz com que você consiga despertar o interesse dos visitantes do seu site e sintam segurança para efetuar a compra – pois enquanto o cliente da loja física pode provar, tocar e ver o produto ao vivo, numa loja virtual isso é inviável.

Isso coloca o consumidor dependente das imagens que você posta para estar o mais próximo possível dessa experiência sensorial. Isso coloca a obrigatoriedade de tirar boas fotos para seu e-commerce vender mais pela internet.

Esse aspecto se acentua mais quando o produto é um artigo de vestuário, que depende muito do gosto pessoal de cada um e coloca essa necessidade do cliente de experimentar a mercadoria.

Mas essa questão pode ser minimizada e até mesmo sanada caso você consiga mostrar bem o item oferecido por meio de fotografias de qualidade, tiradas em diversos ângulos e que mostrem o produto com fidelidade.

10 dicas para tirar boas fotos e impulsionar suas vendas

Como já mencionamos, apenas apertar o botão da câmera não é suficiente. É importante conhecer algumas técnicas e contar com alguns acessórios e apps para tirar boas fotografias dos seus produtos.

Pensando nessas questões, selecionamos as dicas dos próximos tópicos para profissionalizar suas fotos e aumentar suas vendas.

1. Mostre vários ângulos do produto

Ao fazer a foto, busque oferecer ao cliente a possibilidade de diferentes pontos de vista do seu produto, afinal isso ajudará a sanar várias das dúvidas e eliminar certos empecilhos para a compra.

Quando a foto permite que o consumidor veja os detalhes do produto, isso deixa-o mais confiante para fazer uma compra em seu site, ou ainda fazê-lo decidir comprar em sua loja física, se as fotos forem para divulgação através das redes sociais. 

Então nada de economizar nas imagens! Fotografe o produto sob diversos ângulos e adicione o máximo de detalhes possível na descrição.

2. Cuidado com o uso do flash e com a estabilidade da câmera 

O flash pode tornar a imagem seu produto muito branca e ainda ocultar algumas características, tornando-o menos claro para o comprador. Então evite que a luz súbita reflita diretamente no produto.

Garantir a estabilidade da câmera é um dos maiores desafios para fazer uma boa foto pois qualquer mínimo movimento ou vibração pode arruinar uma imagem.

Nossa dica aqui é adquirir um tripé, pois com ele você evitará fotos tremidas e obterá imagens mais nítidas, além de garantir que as fotografias sigam um padrão, dando ar mais profissional e harmônico ao serem feitas no mesmo lugar, com o mesmo enquadramento e ângulo.

3. Mostre o produto com fidelidade

Para iluminar seu produto, utilize uma luz natural ou branca, pois ao iluminar com uma luz de outra cor a fotografia ficará deturpada o que poderá frustrar os clientes, que podem comprar o produto pensando que era de uma cor e, ao recebê-lo, ver que é diferente. 

Levar isso em conta faz com que você economize tempo e dinheiro, pois evita trocas e retornos de mercadorias.

As imagens dos produtos devem representá-los com a maior fidelidade possível, evitando problemas com o cliente que comprou pensando que a mercadoria era de um jeito e ao receber a mesma fica frustrado pela enorme diferença entre a foto e a realidade.

4. Utilize fundo branco e dê espaço ao produto

Utilizar um fundo branco para tirar as fotografias dos seus produtos faz com que os olhos do usuário estejam cem por cento concentrados na sua mercadoria, além do fato de que esse fundo branco oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto. 

Se o produto também for branco você pode modificar a cor do fundo, mas sempre lembre-se de deixar espaços vazios ao redor quando tirar as fotos – exceto quando for fotografar um detalhe em específico. Isso dará contexto ao produto e o cliente poderá imaginar melhor como ficará o artigo na realidade.

5. Edite suas fotos e prime pela harmonia e coerência

Uma vez capturadas, retocar as imagens é indispensável para que fiquem ainda melhores. Mesmo que você seja iniciante, tenha em mente que modificar um pouco o brilho e o contraste já oferece aquele up na fotografia.

Utilize também uma ferramenta para redimensionar a imagem de modo para que ela fique de acordo com as especificações de tamanho requeridas pela página onde você irá publicá-la.

Outro ponto essencial é que o tamanho das fotos seja sempre o mesmo e que elas tenham coerência – mantendo o mesmo filtro de cor, a mesma maneira de mostrar o produto… Isso inspira confiança no consumidor transmitindo harmonia e profissionalismo em todas as fotos de produtos da sua marca.

6. Nitidez e boa resolução são imprescindíveis 

Seja para e-commerce ou para redes sociais, as imagens devem ser nítidas para que o cliente visualize o produto e seus detalhes com perfeição. 

Essa nitidez da imagem depende da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será a resolução, embora alguns e-commerces ofereçam o recurso de zoom, para facilitar a visualização. 

Mas se tratando de lojas online, é importante lembrar que os arquivos estarão hospedados no site e isso não deve impactar no carregamento, então trabalhe com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

7. Não adicione informações na imagem e crie cenas que mostrem o máximo possível

Evite adicionar marca d’água nas imagens ou incluir preços e nome dos produtos, pois isso não é recomendado e pode prejudicar o uso da foto. 

Por exemplo, se você precisar usar a imagem do produto fora do seu site, não há sentido ter o preço nela, e também há o fato de que nome de empresas e logos podem mudar com o passar do tempo.

Criar cenas e aproveitar os ambientes naturais para ajudar o cliente a inserir o produto em uma realidade de uso é sempre uma boa pedida – então crie um contexto em que o seu produto esteja sendo usado, crie cenas onde o item seja protagonista.  

E quando o produto tiver diferentes cores, opte por fotografar cada uma delas e usar as fotos em seu site para que o cliente tenha uma noção de como é cada cor aplicada ao produto. 

8. Atenção com o enquadramento e busque proporcionar uma noção de tamanho do produto

Sempre confira se o enquadramento está proporcional ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de tal forma que chame a atenção em todo o cenário, pois principalmente em fotos de catálogo e redes sociais, é fácil o cliente perder a atenção do que está ao seu redor. 

Por isso, o produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça e de preferência que ofereça uma noção do seu tamanho, o que pode ser feito com o uso de um objeto comum para medir a escala do produto. 

Se a sua loja vende bolsas, por exemplo, você pode colocar um aparelho de celular ou caderno ao lado dela para o cliente visualizar melhor o tamanho.

9. Não apague as imagens da câmera

Esse é o último mas não menos importante. Faça todas as fotos mas não apague nenhuma, mesmo que o ímpeto do momento seja fazer isso.

Muitas vezes o olhar que temos sobre o visor da câmera é diferente de ver a imagem no computador – o que pode fazer com que você apague uma imagem que ficou incrível só porque na hora não lhe agradou muito. 

10. Otimize suas fotos

Fotos de produtos esticadas ou com um tamanho desproporcional é uma falha grave, que mostra que as imagens não foram otimizadas para atender aos requisitos da página.

Quando isso ocorre, por mais que as fotos estejam bacanas, os consumidores não ficam motivados a finalizar a compra – então tenha bastante atenção antes de publicar as fotografias de seus produtos para que isso não diminua o êxito das suas vendas. 

Existe uma infinidade de coisas que você pode fazer nas fotos dos produtos, apenas com uma boa ferramenta de edição em mãos de forma que você crie fotos de qualidade, de forma eficiente e sem gastar muito tempo ou dinheiro – visando aumentar suas vendas. 

Veja algumas sugestões simples para melhorar a otimização das suas fotos nos próximos tópicos:

Comprima a imagem

A compressão adequada é essencial para garantir uma boa imagem dos seus produtos, pois taxas de compactação baixas resultam em imagens de maior qualidade, enquanto taxas de compactação altas oferecem imagens de qualidade menor.

Encontre o meio termo ideal entre o tamanho do arquivo e a taxa de compressão para garantir a melhor fotografia dos seus itens e chamar a atenção dos visitantes para seu site.

Utilize plugins e apps de otimização

Existem várias ferramentas apps e plugins de otimização de imagens, de forma que você possa tanto deixar que eles realizem os ajustes necessários de forma automática quanto fazer as otimizações desejadas, por você, como remover plano de fundo ou adicionar alguma cor.

Avalie algumas opções disponíveis no mercado, opções tanto pagas quanto gratuitas, o ideal é escolher aquela mais adequada ao seu perfil e objetivos de venda. O importante é que a ferramenta ou app ofereça a você os recursos necessários para otimizar as suas fotografias da melhor maneira.

Disponibilize a função zoom

Se for possível essa opção, use e abuse dela, a fim de mostrar para o consumidor a riqueza de detalhes do seu produto, as cores e texturas, e outros detalhes.

Então é super interessante disponibilizar a função zoom no catálogo de fotos dos seus produtos – isso ajuda a aumentar as vendas pois tira quase todas as dúvidas do comprador.

Esse recurso pode ser configurado diretamente na sua plataforma de e-commerce, mas atente-se para ajustar corretamente os formatos e dimensões do zoom, a fim de evitar distorções.

Aumente os seus lucros usando boas imagens no catálogo virtual do Blup

Se você é autônomo ou MEI e precisa de um sistema de gestão simples e eficiente para administrar seu pequeno negócio, não pode perder a oportunidade de experimentar o Blup. Desenvolvido pelo Bling, serviço de gestão online que atua há mais de 10 anos no mercado, o Blup é um aplicativo que oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do pequeno empreendedor.

Com Blup é possível criar um catálogo virtual e compartilhar com seus clientes, cadastrando produtos de forma rápida e prática para ter sempre um catálogo virtual atualizado e disponível. Você ainda consegue:

  • Dar deus aos clientes que gostam do fiado: Com Blup, você automatiza a aprovação do orçamento enviado ao cliente com apenas um clique e registra os pagamentos à receber na opção Meu Caderninho dentro do aplicativo;
  • Tenha uma agenda digital: Controle e receba os agendamentos dos seus serviços através da agenda digital do Blup;
  • Controle de estoque: Faça o controle do seu estoque, registrando as entradas e saídas de produtos;
  • Registre suas vendas: Tenha uma visão das suas vendas com apenas alguns toques utilizando a opção venda simplificada. Além disso, visualize seu saldo e extrato direto no Blup;
  • Nada de esquecer de nenhum cliente: Faça o cadastro dos seus clientes, mantendo um histórico de compras, vendas e contatos;
  • Te lembramos de pagar o DAS: Receber um alerta sempre que o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) ficar disponível para MEIs.

Como você pode ver, contar com um aplicativo de gestão para pequenos negócios é uma ótima ideia para quem quer alcançar os seus objetivos e crescer.

Se você ficou interessado em alavancar seus negócios com essa solução incrível, baixe o Blup e organize as suas vendas. Disponível no Google Play e na App Store.

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