7 ideias de coisas diferentes para vender na internet
O comércio eletrônico é uma atividade na qual qualquer pessoa pode empreender, escolhendo entre as ideias de coisas diferentes para vender on-line, um nicho que conhece melhor ou apresenta boas oportunidades de retorno.
A facilidade para começar é o principal atrativo de vender pela internet. Em vez de alugar uma loja comercial e abrir um ponto de venda, o que exige um investimento maior, basta criar um perfil em uma rede social para divulgar seus produtos. O custo inicial é zero.
Outra vantagem é ter acesso a ferramentas de pagamento digitais que geram links, facilitando a cobrança e reduzindo os riscos de calote.
Porém, antes de organizar a sua estrutura comercial, é preciso analisar entre as opções de coisas criativas para vender e ganhar dinheiro, aquela que mais te interessa explorar.
Continue a leitura do artigo e confira uma lista de ideias de coisas diferentes para vender que separamos para inspirar o início da sua jornada empreendedora, e as vantagens de vender pela internet.
LISTA de coisas legais para vender
As ideias de coisas legais para vender que selecionamos são pontos de partida pois, dentro de cada opção, é possível explorar um tipo de produto específico.
No processo de escolha, avalie o interesse das pessoas pelos itens, se há muitos concorrentes e qual deve ser o investimento para montar um estoque inicial. Assim, você pode começar e ampliar seu negócio à medida que as vendas aumentam. Confira as dicas!
1. Cosméticos e perfumes
A primeira ideia de coisas diferentes para vender são os cosméticos e perfumes no formato de revenda. As grandes marcas do setor possuem programas de revenda com regras definidas para orientar as revendedoras em todo processo.
O benefício de trabalhar com uma marca consolidada é a credibilidade e confiança que elas possuem no mercado. Assim, você pode se posicionar como um fonte de acesso rápido aos itens, fidelizando seus clientes.
Para se diferenciar e manter as vendas em alta, foque no contato próximo com os consumidores.
Divulgue promoções de produtos nas redes sociais, colocando o link para compra com você. Além disso, é válido montar uma lista de transmissão no WhatsApp para informar os clientes que desejam receber as mensagens, as ofertas do dia, novos lançamentos e ações exclusivas.
Leia também >>> Como vender pelo WhatsApp: um guia para empreendedores iniciantes.
2. Semijoias
As semijoias são outro nicho de coisas legais para vender que tem muitas chances de sucesso na internet. Afinal, os acessórios são itens visuais, e as redes sociais são o lugar perfeito para mostrá-las.
Você pode tirar fotos em casa com o celular para dar dicas de como montar mix de anéis, colares, pulseiras e brincos, ensinar como misturar diferentes banhos e as tendências da moda, criando um perfil atrativo para vendas e útil para os clientes.
Além de mostrar novidades e formas de usar, escolha um fornecedor que tenha peças de qualidade. Afinal, as pessoas desejam que suas peças tenham uma boa durabilidade, o que gera feedbacks positivos, atraindo novos clientes.
3. Lingerie
A maioria das mulheres valoriza o conforto de uma lingerie bonita. Se você gosta desse nicho, pesquise entre amigas, colegas de trabalho, vizinhas e familiares, o que elas buscam em uma peça e do que sentem falta no mercado.
As respostas serão um ponto de partida para pesquisar fornecedores que ofereçam produtos com as características desejadas. Assim, você terá um diferencial para usar na divulgação das peças, mostrando que oferece o que as mulheres desejam.
4. Bolsas
As bolsas também estão na lista de coisas diferentes para vender na internet, pois são acessórios essenciais no dia a dia e fáceis de fotografar e divulgar on-line.
Uma dica é focar em um tipo de bolsa, escolhendo trabalhar com peças para ocasiões específicas (festa, trabalho, pequena para o dia, ecobags) ou de um tipo de material (couro, veludo, nylon, entre outros).
5. Velas artesanais
As velas artesanais são produtos em alta no mercado. Além de serem itens que as pessoas gostam de ter em casa para trazer conforto e aconchego, são excelentes para presentear.
Você mesmo pode produzir as velas se gostar e tiver conhecimento sobre o processo de fabricação, ou pode revender de marcas que oferecem compras no atacado.
Antes, pesquise o feedback dos clientes sobre a qualidade, a durabilidade e os aromas para acertar na escolha.
6. Óleos essenciais
Seguindo na linha de cuidados e bem-estar, outro item da lista de coisas diferentes para vender é o óleo essencial. Os óleos são usados na aromaterapia de três maneiras:
- aromático: inalação direta, esfregando o óleo nas mãos e inspirando;
- tópico: para aplicação direta na pela ou em massagens;
- interna: para consumo misturado em água, chá ou na comida.
Para passar credibilidade e indicar os óleos com segurança e de forma personalizada para cada cliente, você pode investir em um treinamento profissional com empresas especializadas nesse mercado, mostrando o processo nas redes sociais.
7. Artesanato
Tem habilidades manuais? Utilize sua técnica de artesanato favorita para produzir peças personalizadas e feitas sob medida. Tricô e crochê são bastante valorizadas, mas o ponto cruz, a pintura (tecido e telas) também são ótimos nichos para investir.
A personalização pode ser um caminho para se destacar, produzindo peças conforme o desejo do cliente. Para evitar problemas de recebimento, você pode definir no catálogo de produtos os valores e as formas de pagamento, colocando uma antecipação do valor no ato da encomenda.
Quais as vantagens de trabalhar com coisas para vender na internet?
Se você está animado com as ideias de coisas diferentes para vender, saiba que, com uma boa estratégia, é possível aproveitar as vantagens de vender na internet, que são:
- ampliar o alcance das vendas: vender para mais pessoas sem precisar que elas venham até você, criando um catálogo on-line;
- divulgar novidades com rapidez: as redes sociais e o WhatsApp ajudam a divulgar rapidamente as últimas novidades, promoções e “últimas chances” de itens com baixo estoque;
- ter contato direto com os potenciais e atuais clientes: enviar novidades via WhatsApp e nas redes sociais garante que as pessoas vejam suas mensagens e tenham sua marca em mente;
- controlar o estoque de pronta entrega: existem ferramentas que ajudam a gerenciar a compra para evitar acúmulo, garantindo a entrega rápida de produtos desejados ou dos mais vendidos do seu catálogo/cardápio.
Organize seu pequeno negócio e venda mais
Ideias de coisas diferentes para vender não faltam, não é mesmo? Após decidir o seu produto, o próximo passo é se organizar para aproveitar todo potencial de vendas do seu nicho.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgada em 2023, fez um balanço do faturamento do e-commerce brasileiro nos últimos seis anos (2017 a 2022) e concluiu que o setor cresceu 182%, faturando R$ 169,6 bilhões.
O número de pedidos em 2022 aumentou 163%, somando 368,7 milhões em vendas.
Que tal ter um app gratuito para anotar as vendas e controlar seu estoque, garantindo o atendimento rápido de todos os clientes?
Para isso, você pode contar com o Blup!
O Blup é um aplicativo de organização e controle de vendas para quem está começando e precisa gerar guias de pagamento, anotar vendas, criar um catálogo on-line, enviar orçamentos para o cliente e muito mais.
Baixe o app pela Play Store (Android) ou App Store (iOS) e crie uma conta gratuita para testar todas as funcionalidades! O vídeo abaixo mostra o passo a passo para começar: