15 dicas sobre como transformar um hobby em uma renda extra
Você tem um hobby que ama e que o faz feliz? Que tal transformá-lo em uma fonte de renda e ainda trabalhar com o que gosta? Parece um sonho, não é mesmo? Mas pode ser uma realidade para você, se souber fazer isso da maneira correta. Neste artigo, vamos mostrar como transformar o seu hobby em uma renda extra, com dicas práticas e eficientes. Além disso, vamos dar dicas para você planejar, organizar e administrar o seu negócio, usando a tecnologia ao seu favor.
E ainda vamos apresentar um aplicativo incrível que vai transformar o seu sonho de empreender em realidade e ajudar em toda a sua jornada: o Blup. Ficou curioso? Então continue lendo e descubra!
Quais as diferenças entre hobby e trabalho?
Antes de mais nada, é importante entender as diferenças entre hobby e trabalho.
Um hobby é uma atividade que você faz por prazer, sem compromisso ou obrigação. Ou seja, você pode fazer quando e como quiser e pelo tempo que quiser.
Um trabalho, por outro lado, é uma atividade que você faz por necessidade, com responsabilidade e profissionalismo. Sendo assim, você precisa cumprir prazos, metas, normas e expectativas.
É claro que isso não significa que você não possa gostar do seu trabalho, ou que você não possa ter prazer no seu hobby. Porém, você precisa ter consciência de que transformar seu hobby em um renda extra vai exigir uma mudança de postura e de mentalidade.
Em outras palavras, você vai precisar levar seu hobby mais a sério e tratá-lo como um trabalho. Isso pode implicar em estabelecer uma rotina e uma disciplina, investir em capacitação e qualificação, além de oferecer um produto ou serviço de qualidade e valor agregado aos seus consumidores. Dessa forma, você vai conquistar vantagens competitivas capazes de atrair e fidelizar clientes.
Quais são as vantagens de transformar um hobby em uma renda extra?
Apesar dos desafios, transformar o seu hobby em atividade profissional também tem muitas vantagens. Veja algumas delas:
- Trabalhar com o que gosta, o que pode aumentar a sua satisfação pessoal e profissional;
- Ter mais autonomia e liberdade para gerenciar o seu tempo, o seu ritmo e as suas decisões;
- Poder explorar a sua criatividade e o seu potencial, desenvolvendo novas habilidades e competências;
- Poder oferecer um produto ou serviço diferenciado aos seus clientes, com qualidade e personalidade;
- Ganhar dinheiro fazendo o que ama e melhorar a sua qualidade de vida.
15 dicas para transformar o seu hobby em uma renda extra
Agora que você já sabe as diferenças e as vantagens de transformar o que você gosta de fazer em uma atividade empresarial, vamos às dicas práticas para fazer isso acontecer com eficiência. Confira:
1. Analise se o seu hobby vai trazer a mesma satisfação se virar uma renda extra
Muitas vezes, o que fazemos por lazer pode se tornar uma fonte de estresse se virar uma obrigação.
Por isso, é importante avaliar se você está disposto a encarar o seu hobby como qualquer outro trabalho, com metas, prazos e responsabilidades.
2. Teste o seu empreendedorismo primeiramente, sem abandonar o emprego fixo
Porém, se você acredita que transformar o seu hobby em uma renda extra vai ser um bom caminho, procure testar e validar a sua ideia antes.
Se você já tem um emprego formal, não saia dele de uma hora para outra para se dedicar ao seu hobby. Isso pode ser muito arriscado, principalmente no início, quando você ainda não tem uma clientela fiel e uma renda estável.
O ideal é começar devagar, conciliando as duas atividades, até ter certeza de que o seu hobby pode se sustentar como uma renda extra. Assim, você evita ficar sem renda e sem segurança.
3. Diferencie o hobby de uma renda extra
O próximo passo é entender que um negócio próprio exige mais do que apenas fazer o que você gosta. Portanto, você vai precisar ter disciplina, organização, planejamento, gestão e visão de mercado.
Além disso, como mencionamos anteriormente, vai precisar de uma mudança de postura com relação ao que gosta de fazer. Ou seja, você vai precisar encarar o seu hobby como uma fonte de renda e não mais apenas como uma diversão.
4. Faça um bom planejamento
Além do mais, faça um bom planejamento do seu negócio, definindo seus objetivos, suas metas e seus recursos. Além disso, é importante definir também seus custos, seus preços, seus canais de venda e as suas estratégias de marketing.
Por que isso é importante? A bem da verdade, um bom planejamento vai ajudar a ter mais clareza e segurança sobre o seu negócio e aumentar consideravelmente as chances de ele ser bem-sucedido.
De acordo com o Sebrae, a falta de planejamento é uma das principais causas da mortalidade das empresas brasileiras. Segundo a instituição, metas inalcançáveis, pouca experiência do empreendedor, falta de informação, entre outros fatores, contribuem para que muitas empresas encerrem suas atividades nos primeiros cinco anos de vida.
5. Pesquise o mercado
Em seguida, pesquise o mercado em que você vai atuar, analisando as oportunidades, as ameaças, as tendências, as demandas e as preferências dos consumidores.
A pesquisa de mercado vai ajudá-lo a identificar as demandas existentes e as possibilidades que podem ser exploradas pelo seu negócio.
Além disso, vai ajudar a identificar qual é o seu público-alvo, qual é o seu diferencial competitivo e qual é a sua proposta de valor.
6. Conheça os seus concorrentes
Procure também verificar a concorrência do seu segmento de mercado, ou seja, saber quem são os outros negócios que oferecem produtos ou serviços similares ou complementares aos seus.
A análise da concorrência o leva a entender os pontos fortes e fracos dos seus competidores, as suas estratégias e os seus diferenciais. Assim, você vai poder aprender com os erros e os acertos deles, além de se inspirar para criar algo melhor e mais inovador.
7. Converse e ouça opiniões de pessoas que possuem renda extra
Depois, leve em consideração a experiência de outros pequenos empreendedores. Nesse sentido, converse e ouça opiniões de pessoas que já criaram uma renda extra, especialmente no mesmo ramo que o seu ou em áreas afins.
Essas pessoas podem dar dicas valiosas, baseadas na experiência delas, sobre como começar, como se manter e como crescer no mercado. De igual forma, elas também podem alertar sobre os erros mais comuns e como evitá-los.
8. Organize a parte financeira e se prepare para os imprevistos
Busque também organizar a parte financeira do seu negócio. Ou seja, saber quanto você vai investir, quanto você vai gastar e quanto você vai lucrar.
Para que isso seja possível, você terá que fazer um controle financeiro rigoroso das suas entradas e saídas. Além disso, precisará ter uma reserva de emergência para imprevistos como atrasos, cancelamentos e devoluções.
Lembre-se ainda de que empreender muitas vezes significa também ter que lidar com impostos, taxas e tributos. E procure desde o início separar as suas finanças pessoais das finanças que chegarão com a sua renda extra.
9. Supere os desafios da primeira venda
A primeira venda é sempre a mais difícil, pois você ainda não tem credibilidade no mercado e nem referências de outros clientes.
Por isso, é preciso caprichar na qualidade do seu produto ou serviço, no atendimento ao cliente e na divulgação do seu trabalho.
Uma boa forma de fazer isso é oferecer amostras grátis, descontos especiais ou brindes para os primeiros compradores. Assim, você conquista a confiança dos clientes e incentiva a recomendação boca a boca.
10. Estude, estude e estude!
Além disso, tenha em mente que você vai precisar estudar muito para ter sucesso como empreendedor. Afinal, você vai precisar adquirir conhecimentos e habilidades para gerenciar o seu negócio de forma eficiente e eficaz.
O ideal, portanto, é que você aprenda sobre administração, finanças, marketing, vendas, atendimento ao cliente, estoque, liderança, entre outros temas relevantes para o seu sucesso.
Felizmente, você pode adquirir o conhecimento necessário para gerenciar a sua renda extra de diferentes formas. Você pode, por exemplo, fazer cursos, ler livros, assistir vídeos, participar de eventos etc.
O importante é se capacitar e se atualizar sobre as melhores práticas e ferramentas de gestão do seu negócio. Assim, você vai poder administrar melhor o seu tempo, o seu dinheiro, a sua equipe e os seus processos.
11. Organize o seu tempo
O passo seguinte é organizar o seu tempo, ou seja, definir uma rotina de trabalho que seja compatível com as suas demandas e as suas expectativas.
Estabeleça horários, prazos e metas para cumprir as suas tarefas, sem deixar de lado a sua vida pessoal, familiar e social. Busque também equilibrar o seu tempo entre produzir e divulgar o seu pequeno negócio.
12. Amplie o networking
Mas afinal, o que é networking? De antemão, é a rede de contatos que você tem no seu meio profissional ou pessoal. Essa rede pode ser muito útil para divulgar o seu trabalho, conseguir indicações, parcerias, fornecedores e até clientes.
Como ampliar a sua rede de contatos? A resposta para essa pergunta é muito simples. Você pode participar de eventos, grupos, comunidades, associações ou plataformas relacionadas ao seu hobby ou negócio.
Você também pode trocar experiências, dicas, informações e feedbacks com outras pessoas que têm o mesmo hobby ou que trabalham no mesmo segmento.
13. Esteja presente nas redes sociais
Use as redes sociais ao seu favor, ou seja, esteja presente nos canais online em que seu público-alvo está. Você pode criar perfis profissionais no Facebook, no Instagram, no YouTube, no LinkedIn e em outras redes sociais, de acordo com o perfil do seu negócio e do seu público-alvo.
Você pode usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho, mostrar os seus diferenciais, interagir com os seus clientes e potenciais clientes, receber feedbacks e criar uma comunidade de seguidores engajada. Dessa forma, você vai promover a sua renda extra, aumentar a sua visibilidade e atrair mais clientes.
Aproveite para compartilhar conteúdos relevantes, interessantes e criativos sobre o seu hobby e o seu negócio.
14. Não desista do seu hobby, nem do seu sonho empreendedor
A penúltima dica é não desistir do seu hobby nem do seu sonho de transformá-lo em uma renda extra. Você pode enfrentar dificuldades, obstáculos ou frustrações no caminho, mas não deixe que isso o desanime ou impeça você de seguir em frente.
Lembre-se dos motivos que o levaram a começar esse projeto, da paixão que você tem pelo que você faz e o que você pode alcançar ao persistir em seus objetivos. Empreendedores são profissionais independentes, talentosos, que buscam autorrealização, flexibilidade, melhor remuneração e qualidade de vida.
E você pode ter tudo isso! Basta persistir e transformar o que você gosta de fazer em uma excelente oportunidade de negócio!
15. Use a tecnologia a seu favor
Depois de todas as dicas citadas anteriormente, não se esqueça de usar a tecnologia a seu favor. Ou seja, aproveitar as ferramentas digitais que podem facilitar a sua vida e potencializar o seu negócio.
Você pode usar aplicativos, softwares e plataformas que o auxiliem na gestão, na comunicação com os seus clientes, na divulgação do seu produto ou serviço e nas vendas do seu negócio.
Um ótimo exemplo de ferramenta que pode ajudá-lo muito em todo esse processo é o Blup, app voltado para autônomos e MEIs, que possuam ou não CNPJ, que precisam controlar suas vendas de maneira prática e eficiente.
Com o Blup, você pode criar um catálogo de produtos online com fotos e descrições, vender pelo Instagram e WhatsApp, cobrar seus clientes através de link de pagamento, de forma ágil e sem precisar de maquininha. Você ainda consegue:
- Dar deus aos clientes que gostam do fiado: Com Blup, você automatiza a aprovação do orçamento enviado ao cliente com apenas um clique e registra os pagamentos à receber na opção Meu Caderninho dentro do aplicativo;
- Tenha uma agenda digital: Controle e receba os agendamentos dos seus serviços através da agenda digital do Blup;
- Controle de estoque: Faça o controle do seu estoque, registrando as entradas e saídas de produtos;
- Registre suas vendas: Tenha uma visão das suas vendas com apenas alguns toques utilizando a opção venda simplificada. Além disso, visualize seu saldo e extrato direto no Blup;
- Crie um catálogo virtual e compartilhe com seus clientes: Cadastre produtos de forma rápida e prática para ter sempre um catálogo de produtos atualizado e disponível;
- Nada de esquecer de nenhum cliente: Faça o cadastro dos seus clientes, mantendo um histórico de compras, vendas e contatos;
- Te lembramos de pagar o DAS: Receber um alerta sempre que o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) ficar disponível para MEIs.
Viu? São muitas vantagens. Tudo isso pelo celular, de um jeito rápido e fácil.
Mergulhe no controle das suas vendas. Baixe o Blup em seu celular, experimente grátis e transforme o seu hobby em uma renda extra. Disponível no Google Play e na App Store.