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11 de julho de 2024
4 min de leitura

Como vender vinhos: 7 dicas para iniciar um negócio on-line

Gosta do universo de bebidas e quer aprender como vender vinhos na internet? Saiba que o mercado está em alta, graças ao salto de crescimento que aconteceu durante a pandemia.

Segundo dados da consultoria IWSR, empresa especializada no setor de bebidas, o consumo médio de vinho per capita saltou de 1,8 litro em 2019 para 2,7 litros em 2022 no Brasil. O índice se mantém em 2024.

O levantamento ainda destacou que o mercado brasileiro segue na contramão do mercado europeu, onde o consumo está diminuindo. Tanto que o Brasil é escolhido por grandes marcas para lançamentos.

Até quem não consome álcool tem alternativas no mercado nacional para degustar um bom vinho. Em 2019, a Cooperativa Vinícola Aurora lançou uma linha zero álcool, com média de vendas de 250 mil litros por ano. 

O cenário indica que vender vinhos dá dinheiro, e você pode aproveitar a oportunidade para criar um negócio de sucesso nessa área.

Para isso, é fundamental montar um sistema de vendas eficiente e fácil de gerenciar. Continue no artigo e aprenda dicas para vender vinhos na internet.

Boa leitura!

Como vender vinhos na internet?

A internet é o meio ideal para começar a vender vinhos. Segundo o especialista, Diego Bertolini, o boom do mercado, especialmente durante a pandemia, teve o apoio dos canais digitais e do delivery. Ou seja, comodidade para comprar e receber em casa os rótulos favoritos. 

Dessa forma, é essencial pensar em um sistema de vendas fácil de controlar, que atenda as necessidades dos consumidores. Confira sete dicas para começar.

1. Escolha os canais de venda

Os canais de venda on-line funcionam da mesma forma que os pontos físicos. Isso porque são ótimos meios para divulgar conteúdo informativo e gerar vendas.

O WhatsApp é o principal canal que você deve utilizar para vender vinhos. Afinal, o app é o mais usado no Brasil — 93,4% dos brasileiros (147,2 milhões de usuários) utilizam o aplicativo de mensagem, segundo a plataforma Statista

Outras opções são o Instagram e o Facebook, redes sociais populares, nas quais é possível unir criação de conteúdo e promoção de vendas. 

💡Dica: utilize a versão comercial desses canais para ter acesso aos recursos que facilitam as vendas, como dados de desempenho do perfil e anúncios.

Leia também >>> Como vender pelo WhatsApp: um guia para empreendedores iniciantes.

2. Defina como vai vender

A maneira como você vende os vinhos é outra decisão-chave. A principal opção é a venda unitária para atender o público que leva apenas uma garrafa para um jantar de amigos ou para tomar sozinho.

Porém, vale a pena oferecer kits especiais com rótulos variados e diferentes tipos de vinho (tinto, branco e rosé) e uvas (ex: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay). Essa estratégia é ótima para datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Natal e aniversários. 

Outra forma é indicar as promoções do dia dos seus fornecedores via WhatsApp. Você envia o link, informa o prazo das ofertas e mantém contato direto com clientes.

3. Seja embaixador de marcas

Para vender vinhos na internet, não há necessidade de montar um estoque e nem ter um ponto de venda físico. Ser embaixador ou vendedor afiliado de grandes grupos, como o Wine e o Grand Cru, é uma ótima estratégia para começar.

Nesse modelo, você será um vendedor consultivo. Isso significa não só enviar links de rótulos com bons preços, mas também detalhes sobre os vinhos, o que inspira o desejo de compra.

A compra e a logística ficam por conta da marca, e cada compra realizada pelo seu link rende uma comissão. Então, quanto mais fiel o seu grupo de clientes for, melhor.

4. Crie um catálogo on-line

Organizar os produtos em um catálogo on-line é uma excelente estratégia para começar a vender vinhos. A ferramenta mostra melhor as informações e os preços de cada item, o que facilita o processo de avaliação e escolha dos clientes.

No aplicativo do Blup, por exemplo, você cria o catálogo e compartilha o link via WhatsApp e nos demais canais de venda utilizados. 

Dessa forma, fica mais fácil acompanhar as vendas mensais, os clientes que fazem compras recorrentes e os tipos de vinho mais vendidos.

Leia também >>> 7 ideias de promoção para atrair clientes e aumentar suas vendas!

5. Monte um grupo de ofertas no WhatsApp

O WhatsApp possibilita o contato direto com as pessoas que gostam e compram vinhos frequentemente. Por isso, criar um grupo de ofertas para divulgar as melhores oportunidades de compra, é fundamental para começar.

Inicialmente, monte um grupo com amigos para testar suas estratégias de divulgação e saber se eles gostam do formato e permite que mandem sugestões de melhoria. Depois, convide mais pessoas e divulgue nas redes sociais para atrair mais clientes.

Você cria uma pequena comunidade e compartilha suas melhores dicas e ofertas exclusivas. Assim, seus clientes aproveitam todas as oportunidades de compra. 

6. Divulgue conteúdo nas redes sociais

Além das indicações de compra, é essencial divulgar conteúdos relevantes sobre vinhos para que seus perfis sejam relevantes para os seguidores.

Explore temas, como as melhores harmonizações para cada tipo de tipo, receitas, origem de cada rótulo e dicas de viagem para conhecer vinícolas no Brasil e na América Latina. 

Por exemplo, se um vinho tinto está em oferta, crie uma postagem explicando os diferenciais do rótulo, origem, dicas de consumo e use a promoção como gancho para fazer a chamada de compra. 

7. Personalize o atendimento

O atendimento personalizado é o segredo para o sucesso de um negócio. Na venda de vinhos, a estratégia aproxima os clientes do vendedor, que se torna uma referência na hora da compra.

Por isso, conforme o negócio progredir, conheça o perfil de clientes e envie promoções personalizadas de rótulos para aqueles que compram mais para aumentar a exclusividade do atendimento.

Uma pesquisa da Accenture destacou que 91% dos consumidores tendem a comprar de marcas que enviam recomendações relevantes e personalizadas. Então, aproveite a estratégia para firmar sua imagem como especialista em vinhos!

Aprenda como vender mais vinhos e organizar o negócio

Gostou das dicas para começar a vender vinhos na internet? O gerenciamento do seu pequeno negócio pode ser totalmente digital, o que facilita o controle de vendas e o contato com os clientes.

O aplicativo do Blup é o seu melhor aliado para monitorar vendas, pedidos, clientes, estoque e muito mais. No app, você ainda monta o catálogo de vinhos e divulga o link para os clientes nos seus canais de venda. 

Quer testar? O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Baixe agora e mergulhe nas suas vendas!

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