Como vender artesanato? Dicas para começar do zero
Os trabalhos manuais são fontes de renda há milhares de anos no mundo inteiro. Tanto que os diferentes tipos de técnicas se tornaram marcas culturais, atraindo a clientela devido aos detalhes únicos das criações. Por isso, aprender como vender artesanato é um diferencial para ganhar espaço no mercado.
Segundo dados do Sebrae Alagoas, no Brasil, o setor de artesanato movimenta aproximadamente R$ 100 bilhões por ano e conta com mais de 8,5 milhões de artesãos ativos em todos os estados do país.
Por isso, se você pretende iniciar um negócio com produtos manuais, precisa de uma estratégia profissional para ganhar a confiança dos clientes.
Continue a leitura do artigo e saiba como começar a trabalhar com artesanato, divulgar suas criações e dicas dos tipos de artesanato mais procurados.
Como começar a vender artesanato?
A definição do tipo de artesanato que você vai vender depende do domínio da técnica escolhida, pois é um detalhe crucial para a qualidade e acabamento das peças. Após essa decisão, é hora de estruturar o negócio. Veja os passos a seguir:
1. Defina os canais de venda
A escolha dos canais de venda é um detalhe essencial para o sucesso de um pequeno negócio. Atualmente, as pessoas valorizam a facilidade de visualizar detalhes dos produtos e entrar em contato para comprar imediatamente.
Por isso, as redes sociais são a melhor solução para quem está começando, pois servem de canal de divulgação e venda. Dessa forma, você pode produzir fotos e incluir nas legendas a descrição detalhada das peças e como comprar.
Além disso, as plataformas permitem compartilhar links. Assim, é possível direcionar o cliente para o atendimento via WhatsApp e combinar todos os detalhes para fechamento do pedido pelo aplicativo.
2. Precifique os produtos
A precificação é uma etapa fundamental para ter um preço competitivo e atrativo no mercado. Porém, também é a garantia de que você terá lucro com as vendas, o que possibilita reinvestir o dinheiro para o negócio crescer.
Para chegar a um preço justo, liste todos os custos envolvidos na produção, desde matéria-prima até a embalagem, as despesas do local de trabalho e a margem de lucro desejada.
Considerando essas informações, o preço de venda será justo e atrativo, além de mostrar o valor do produto.
>>> Saiba como aplicar os dados no cálculo no artigo: Como calcular o preço de venda e garantir o lucro?
3. Tire boas fotos
As fotos dos produtos são os principais atrativos da venda on-line, por isso, ter imagens de qualidade é fundamental para alimentar as redes sociais diariamente.
Isso não significa que para vender artesanato é necessário usar uma câmera profissional. Pelo contrário, com o celular, você monta cenários diferentes para as fotos e mostra os detalhes para chamar a atenção da clientela.
A principal dica é posicionar os produtos a favor da luz na hora da foto para obter imagens que valorizem as cores e tenham o máximo de qualidade.
4. Monte um catálogo on-line
Um catálogo on-line é outra definição estratégica para começar a vender artesanato. A organização dos produtos nesse formato facilita a visualização dos clientes e, o melhor, pode ser enviado via WhatsApp.
Assim, quando o cliente entra em contato após ver uma postagem nas redes sociais, ele recebe o catálogo com o preço dos seus produtos e pode escolher com calma o que deseja.
Lembrando que o catálogo on-line serve para vender artesanato na internet e presencialmente, pois o arquivo estará salvo no seu celular.
5. Especifique formas de pagamento
Todo mundo gosta de facilidade na hora de pagar uma compra, não é mesmo? Por isso, você deve avaliar as formas de pagamento e definir quais vai oferecer antes de começar a vender artesanato.
Além do pagamento em dinheiro, atualmente, existe o Pix, uma forma de recebimento totalmente sem custo e simples de disponibilizar. Já o pagamento no cartão (débito ou crédito) depende de uma maquininha, que tem um custo e cobra taxas por operação.
Caso não seja uma opção bancar esse custo no início, você pode ter um ‘caderninho’ on-line para anotar as vendas fiado e programar notificações para lembrar as datas da cobrança.
6. Foque no atendimento de qualidade
O atendimento de qualidade é um diferencial essencial para vender artesanato e fidelizar os clientes, criando um relacionamento próximo. Assim, as chances do seu negócio ser indicado para outras pessoas aumenta.
Então, seja simpático, responda dúvidas com agilidade nas redes sociais e explique as possibilidades de personalização, prazo e pagamento, entre outros detalhes com clareza.
Além disso, defina como você vai anotar e acompanhar os pedidos para entregar as encomendas sempre na data certa.
7. Crie perfis nas redes sociais
A escolha das redes sociais é um detalhe importante para a divulgação dos produtos. O Instagram é uma opção que não pode faltar, pois é um aplicativo bastante popular.
Você pode postar vídeos em diferentes formatos (stories, Reels, lives) e fotos únicas ou em carrossel (várias fotos em um mesmo post) dos produtos. O Facebook é outra opção fácil de atualizar e divulgar artesanatos.
O Tik Tok e o Pinterest também podem entrar na estratégia para inovar nos tipos de postagens e atrair pessoas interessadas nos seus produtos nesses apps.
Leia também >>> Como vender pelo Instagram: 8 dicas para o sucesso
Quais são os tipos de artesanato mais vendidos?
Agora que você sabe como começar a vender artesanato, confira os tipos mais vendidos e ideias de produtos para cada opção:
- Personalizados: as pelúcias, pinturas em quadros ou louças, ponto cruz em toalhas de mesa, banho e roupas são itens personalizáveis que podem destacar seu negócio no mercado.
- Velas e sabonetes: as velas e sabonetes decorativos ou perfumados são ótimas opções de presente e para decorar a casa, dando um toque de personalidade e estilo.
- Patchwork: o trabalho com retalhos é uma verdadeira arte e rende peças únicas, como colchas, almofadas, fronhas, entre outras peças. Sem contar que é uma forma de reaproveitar tecidos que iriam para o lixo.
- Crochê: as roupas e acessórios de crochê são atemporais e ser um artesão especializado nesta técnica pode atrair muitos clientes que buscam um profissional para reproduzir criações ou mesmo criar peças do zero.
- Biscuit: é uma das técnicas de artesanato mais populares. A personalização também é uma estratégia para criar produtos atrativos, como topos para bolo de aniversário ou casamento, personagens de filmes e desenhos e até pessoas.
Organize suas vendas de um jeito fácil
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