Como começar a vender marmitex? Passo a passo + dicas
Você tem habilidades na cozinha e quer fazer um dinheiro extra aprendendo como começar a vender marmitex? Então, você clicou no artigo certo, pois reunimos dicas valiosas nos próximos tópicos para criar um negócio de sucesso.
Desde a pandemia da covid-19, o mercado de marmitas cresceu bastante e continua aquecido, afinal, muitas pessoas precisam economizar tempo e dinheiro no dia a dia.
Porém, o que todo cliente deseja é um vendedor de confiança, com um cardápio atrativo e que faça uma comida saborosa e fresca. Apesar de ser um mercado onde você terá alta concorrência, existe uma clientela em potencial para ser atendida.
A pesquisa ‘Alimentação hoje: a visão dos consumidores de foodservice (serviços de comida)’, realizada pela consultoria Galunion, e divulgada no fim de 2023, mostra que 53% dos profissionais entrevistados levam marmita para o trabalho.
Os três principais motivos para essa decisão são: economizar (65%), comer comida saudável (51%) e poupar tempo (34%).
Então, a primeira informação você já tem: existe um público consumidor interessado em marmitas prontas. Para conquistar esses clientes, é preciso oferecer sabor, qualidade e preço atrativo.
Continue no artigo e aprenda como começar a produzir e vender marmitas e dicas para conseguir os primeiros clientes.
Boa leitura!
Como começar a vender marmitex? Passo a passo
Uma boa ideia sem planejamento pode resultar em perda de dinheiro. Então, você precisa organizar o seu negócio antes de ir para o supermercado. Confira os primeiros passos para investir seu dinheiro da forma certa. Vamos lá!
1. Defina o que vai oferecer
O primeiro passo para começar a vender marmitas é definir o tipo de produto que vai oferecer aos clientes. Para fazer a escolha ideal, aqui vão algumas ideias:
- marmitex personalizado: o cliente escolhe as comidas que vai querer. Esse tipo de marmita tem um custo de produção e preço de venda mais alto.
- marmitex clássica: a marmita tradicional (arroz, feijão, carne, salada e fritas) alcança um público maior, além de precisar de um investimento menor.
- marmitex saudável: o foco é no público que deseja refeições balanceadas e com baixo teor de gordura. Seu serviço pode ser personalizado ou seguir um cardápio padrão.
💡DICA: pergunte aos vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares o que eles acham que falta no mercado de marmita da sua cidade, o que gostariam que tivesse no mercado e quanto estão dispostos a pagar. Essas informações ajudarão a decidir em que tipo de marmitex investir.
2. Tenha um espaço adequado para produção
A organização do espaço de produção é outro passo fundamental para começar a vender marmita. Se você vai começar na cozinha de casa, faça uma limpeza geral do espaço e reorganize alguns itens para abrir espaço no ambiente.
O objetivo é garantir que a comida seja bem preparada e conservada com segurança, garantindo os padrões de higiene na montagem de cada marmita.
3. Escolha o cardápio inicial
Após decidir o tipo de marmita, o próximo passo é a definição do cardápio.
Suponha que você comece a vender o marmitex clássico, variando a opção de carne (filé de frango, bife de porco ou boi e carne moída) e mantendo arroz, feijão, batata frita e salada de alface e tomate.
O cardápio diário pode ter sempre duas opções de carne disponíveis diariamente. Essa definição facilita a organização das compras.
⚠️Lembre-se: quanto mais variado o cardápio, maior o gasto inicial. Então, comece com menos opções e aumente a variedade aos poucos, seguindo os pedidos dos clientes, por exemplo, para investir nos itens que vão gerar vendas.
Leia também >>> Guia completo para 2024: como criar um catálogo grátis.
4. Determine o preço de venda
Definir o preço de venda é fundamental para o sucesso do seu negócio. O principal objetivo é oferecer um bom custo-benefício aos clientes, cobrir os custos de produção e ter lucro, certo?
Para calcular a precificação de marmitas, divida o valor de cada item pela quantidade de marmitas que a primeira compra rendeu.
Por exemplo, se 2 kg de peito de frango rendem 13 porções de 150 gramas, o valor pago deve ser dividido por 13. O mesmo vale para os demais itens (óleos, temperos etc.).
5. Escolha a forma de entrega
Para começar a vender marmitex, é fundamental escolher a forma de entrega. As pessoas gostam de comodidade, então, fazer entrega em domicílio, cobrando uma taxa extra de entrega, deve estar entre as opções.
Se a sua casa funcionar de ponto de venda, dê opção de retirada, pois é atrativo para os clientes que moram perto. Facilite a localização colocando uma placa ou um cartaz plastificado na porta.
Leia mais >>> Controle financeiro para pequenos negócios: por que ter?
Como conseguir clientes para venda de marmitex?
Agora que você conhece as etapas iniciais de como montar marmita para vender, desde a organização do cardápio até a entrega, outra parte crucial é conseguir clientes.
Veja as dicas que separamos para atrair as pessoas para o seu negócio de marmitex pronta:
- divulgue o seu negócio para amigos, familiares e conhecidos pelo WhatsApp (envie um texto curto explicando o tipo de marmita que você vende, preços e horário de entrega);
- crie um perfil para divulgação nas redes sociais. Escolha uma que usa mais, assim, você terá facilidade para criar postagens e divulgar o negócio;
- ande pela sua região e deixe seu contato em lojas, salões e empresas para atrair a clientela que está próxima e que tem mais chances de pedir todos os dias;
- ofereça um desconto para compras acima de um número X de marmitas como estratégia para incentivar a compra de pessoas que trabalham juntas, por exemplo.
- fotografe os produtos e poste as imagens nas redes sociais ou as envie por grupo de transmissão no WhatsApp. Nada como uma foto de comida fresca na hora certa para atrair vendas no dia.
Leia também: 10 dicas de como tirar fotos de produtos e aumentar as vendas.
Organize-se e não perca nenhuma venda de marmitas
Gostou das dicas para começar a vender marmitex? Seguindo as etapas acima, o seu negócio dará os primeiros passos de forma organizada. Porém, temos uma dica extra!.
O Blup é um aplicativo de organização e controle de vendas ideal para quem está começando um novo negócio.
Você anota as vendas realizadas no dia dentro do app e pode conferir e cobrar cada cliente depois. Além disso, dá para montar um cardápio online e enviar pelo WhatsApp.
Quer testar? Pesquise por ‘Blup’ na loja de aplicativos do seu celular — o app está disponível para iOS e Android —, baixe e comece a testar hoje mesmo todas as funcionalidades gratuitamente.