Sobremesas de Natal para vender: 8 ideias do que fazer
Quer uma renda extra no fim de ano e tem talento com as receitas doces? Então, invista em sobremesas de Natal para vender.
Dezembro é um mês atarefado, e muitas pessoas se reúnem com a família ou passam a data com amigos. Sem falar nos amigos-ocultos empresariais, que são um desafio, afinal, não é fácil comprar presentes para os colegas de trabalho.
O seu serviço pode ser a solução que as pessoas esperam para presentear com carinho (e muito sabor!) aqueles que amam ou fizeram parte da rotina em mais um ano da vida profissional.
Continue no artigo e saiba o que fazer para vender no Natal, entre soluções clássicas e personalizadas, e dicas para organizar as encomendas neste período e fechar muitas vendas.
Boa leitura!
Ideias de doces para vender no Natal
Segundo a ‘Pesquisa de Natal 2023’, realizada pela plataforma Gente, 56% dos brasileiros acreditam que a data é um bom momento para reunir e rever amigos e familiares.
Por isso, oferecer os doces mais vendidos no Natal é uma decisão estratégica. Afinal, as sobremesas nunca faltam na mesa da ceia e dos encontros.
Para transformar seu hobby na confeitaria em renda extra temporariamente, é fundamental planejar a compra de ingredientes, o limite máximo de encomendas e como controlar os pedidos e pagamentos.
O primeiro passo é definir o cardápio de sobremesas de Natal para vender. Então, confira as sugestões:
Doces clássicos
Os doces clássicos rendem ótimas ideias de sobremesas de Natal para vender. Além das receitas tradicionais, você pode incrementar o cardápio de produtos com versões repaginadas. Veja as ideias a seguir:
1. Panetone
O panetone é um doce clássico do Natal no Brasil. A receita tradicional leva frutas cristalizadas e passas, mas em terras brasileiras ganhou uma versão com gotas de chocolate, o famoso chocotone.
Além disso, nos últimos anos, os panetones recheados e com cobertura ganharam espaço no mercado. Para investir nessa opção, escolha o tipo que irá produzir, avalie os custos e sua possibilidade de investimento.
2. Rabanada
A rabanada é outra opção do cardápio de sobremesas de Natal para vender. O prato é uma boa opção para venda porque muita gente erra no ponto na hora de fritar.
Com uma boa receita e técnica de preparo, a rabanada pode ser o carro-chefe das suas vendas natalinas. Monte um cardápio com diferentes recheios para o cliente escolher. Assim, os convidados decidem o sabor preferido na hora da ceia.
3. Trufa
Uma das sobremesas de Natal para vender que agrada todo mundo é a trufa, seja a versão unitária ou de travessa.
A primeira opção é excelente para festas empresariais e para presentear. Você pode caprichar na embalagem e montar kits em caixas personalizadas. Assim, vai parecer um presente.
Já a trufa em travessa é ideal para compor a mesa da ceia. Para controlar os custos, monte um cardápio com os tipos de recheio e frutas.
4. Pavê
Quando uma pessoa quer acertar na sobremesa, o pavê é uma escolha certeira, principalmente para quem vai celebrar na casa de amigos.
Para diferenciar o seu produto, ofereça decorações natalinas no topo do pavê, como detalhes e desenhos com chocolate branco. Assim, o prato valoriza a mesa e deixa o ambiente personalizado.
5. Mousse
A mousse é a escolha de quem não quer errar. Acertar no ponto do doce, entretanto, é o desafio para quem se aventura a fazer a receita.
Por isso, vale a pena escolhê-la entre as ideias de sobremesas de Natal para vender. A principal vantagem é a variedade de sabores que a mousse pode ter, como chocolate, maracujá, limão, morango e até meio a meio.
Pesquise as confeitarias locais e converse com amigos para saber as preferências e criar um catálogo atrativo para sua clientela.
Doces personalizados
O Natal possui vários elementos típicos, desde o Papai Noel até os pinheiros com estrela. Por isso, as sobremesas personalizadas são uma excelente estratégia para gerar mais vendas.
A ideia é ótima para montar um cardápio exclusivo com várias opções para os clientes presentearem pessoas queridas. As sobremesas de Natal para vender dessa forma são:
6. Brigadeiro
O brigadeiro é um doce tradicional, mas o segredo para vendê-lo do Natal é personalizar as embalagens, desde as forminhas até o tipo de caixa. Escolha as cores mais usadas na data, como vermelho, dourado, verde e branco.
Pesquise fornecedores que vendem caixas prontas com estampas natalinas ou embalagens neutras para customizar com frases comemorativas, por exemplo, “Boas festas!” e “Feliz Natal!”. Além disso, aposte nos laços para que os kits pareçam presentes.
7. Bombom recheado
Os bombons recheados são outra opção do que fazer para vender no Natal e ganhar dinheiro extra. Crie um cardápio atrativo com trufas de chocolate branco e preto e vários recheios.
O diferencial é a decoração. Por exemplo, em uma caixa de bombons com quatro unidades, coloque um elemento natalino no topo de cada um. A mesma ideia é válida para as vendas unitárias.
Dessa forma, você cria um cardápio de caixas de bombons recheados e decorados com quantidades diferentes.
8. Biscoitos decorados
Fechando a lista, temos os biscoitos de Natal decorados. A base da receita pode ser a mais simples, pois o diferencial será o formato e o estilo da decoração.
Os formatos de bonequinho, anjo, estrela, folha, pinheiro, bolas de natal rendem ótimas personalizações. Além disso, é possível vender a unidade ou kits. Invista nas embalagens para diferenciar seus produtos.
Como organizar as encomendas de Natal?
Após definir as sobremesas de Natal para vender no seu negócio, o próximo passo é pensar em como as vendas vão funcionar. Confira as dicas a seguir:
- Monte um cardápio de produtos on-line: criar um cardápio facilita a escolha dos clientes e o acompanhamento dos pedidos.
- Estabeleça um prazo para as encomendas e retirada: para garantir a entrega no prazo, defina a data para fechar as encomendas e as condições de retirada (a domicílio ou retirada).
- Defina as formas de pagamento: uma estratégia que evita desistência é cobrar um adiantamento de 50% na hora da encomenda. Se aceitar vendas fiado, tenha um controle eficiente.
- Divulgue o período de encomendas: use as redes sociais e o WhatsApp para divulgar a abertura das encomendas e o catálogo de produtos.
O aplicativo do Blup ajuda a realizar todas as tarefas acima. Você controla as vendas, monitora os clientes para quem vendeu fiado, salva os contatos, monta o cardápio de produtos on-line e muito mais.
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