Como fazer um caderno de fiados e evitar os temidos calotes?
Quem tem um pequeno comércio de bairro já se acostumou a ouvir frases como: “pendura a conta”, “anota aí pra mim”, “quando virar o mês eu pago” entre outras.
Se você se identificou, precisa aprender como fazer um caderno de fiados para registrar esse tipo de vendas, a fim de evitar dores de cabeça e os tão temidos calotes.
Esse tipo de negociação é feita na base da confiança, porém, há quem diga que: “quem vende fiado, perde o amigo”. Será que isso é verdade? Na real, não precisa ser assim.
Neste post, explicamos como fazer um caderno de fiados e damos dicas práticas para manter o controle desse tipo de venda e prevenir calotes.
Continue a leitura!
Como fazer um caderno de fiados? Passo a passo
Quando o assunto é dinheiro, é importante manter a organização em dia, até mesmo para pequenos negócios, afinal, ninguém quer sair no prejuízo, certo?
Isso vale tanto para o controle de estoque, quanto para o registro de vendas.
Pensando nisso, criamos um passo a passo bem simples e direto ao ponto para te ajudar a criar uma caderneta de fiados.
1. Escolha um caderno adequado para a função
O primeiro passo para fazer um caderno de fiados é a escolha do caderno, que precisa ser resistente. Afinal, você vai usá-lo diariamente por um bom tempo, certo?
Você pode optar por um livro de contabilidade, que já vem com marcações, ou, ainda, pode usar um caderno comum, dividindo-o conforme explicaremos adiante.
Dê preferência aos modelos de capa dura, pois são mais resistentes.
2. Registre os dados do seu estabelecimento e informações relevantes
A primeira página do caderninho de fiados deve conter informações básicas sobre o seu negócio, como o nome do estabelecimento, endereço completo, telefone etc. Com esses dados, caso perca o caderno, quem o encontrar saberá onde entregar.
Anote também informações importantes sobre a política de fiados que você queira comunicar aos clientes, estabelecendo regras e critérios conforme sua preferência.
3. Divida o caderno em sessões
Após preencher os dados do seu negócio na primeira folha do caderno de fiados, reserve algumas páginas seguintes para criar um índice para os clientes.
Isso ajuda a encontrá-los com facilidade e mantém o caderninho organizado.
Em seguida, separe sessões de três a cinco páginas (considerando seu volume de vendas) e, com uma régua, crie colunas em cada página para informações, como: data da compra, itens, valor devido, data de pagamento e valor atualizado.
Sinta-se livre para adicionar quaisquer outras informações que achar relevantes.
4. Crie um índice para os clientes
Com o caderno dividido, numere todas as páginas e, cada vez que um novo cliente fizer uma compra no fiado, separe uma sessão para ele, preenchendo seu nome no índice junto do número da página onde suas compras serão registradas.
7 dicas para manter o controle de fiado
Quando você tem muitos clientes que compram fiado, fica fácil fazer confusão e, com isso, perder dinheiro. Para te ajudar neste controle, agora que você já sabe como fazer um caderno de fiados, preparamos dicas para manter essa organização em dia
1. Mantenha o caderno sempre atualizado
Você deve anotar fiado no ato da venda. Isso porque, se deixar para depois, pode correr o risco de esquecer e, com isso, ficar no prejuízo. Portanto, mantenha seu caderno atualizado, anotando tudo assim que o cliente pedir para pendurar.
2. Defina um padrão para as anotações
Outra dica importante é manter a padronização na forma como anota fiados. Essa prática é essencial para manter a organização e evitar se perder ou fazer confusão.
3. Revise os fiados regularmente
Uma estratégia eficiente para o controle dos fiados é revisar o caderno de tempos em tempos. Assim, você se certifica de que não está deixando passar nada.
4. Defina uma data limite para o pagamento
Estabelecer datas para o pagamento também é uma ótima maneira de manter as contas em dia, evitando que a dívida se estenda por tempo indeterminado.
5. Crie lembretes para cobrar os clientes
Todos estamos sujeitos a esquecimentos, certo? Para não correr esse risco, tenha o costume de criar lembretes para cobrar os clientes. Você pode colocar avisos no seu próprio celular com o Google Agenda, por exemplo.
6. Saiba em quem confiar
Não é para qualquer pessoa que você dá esse benefício, certo? Saber em quem confiar é essencial para evitar calotes no fiado. Por isso, selecione só os clientes conhecidos e bons pagadores e deixe claro que, se não pagarem, perdem o direito.
Isso ajuda a manter a amizade e uma boa relação com o cliente. 😄
7. Registre os pagamentos
Tão importante quanto cobrar o cliente na data combinada para o pagamento é anotar que a dívida foi quitada. Dessa forma, você evita cobranças indevidas.
- Aproveite para conferir este outro conteúdo: Saiba por que aplicativos são importantes na hora de empreender
Bônus: digitalize seu controle de fiados
Apesar de quebrar um galho, o caderninho está longe de ser um sistema perfeito. Afinal, mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa e organizada, ainda existe o risco de ele ser danificado por acidente ou mesmo perdido.
A solução para isso é digitalizar seu controle de fiados usando um aplicativo para anotar esse tipo de venda. E nós temos uma ótima dica para você: o Blup.
O Blup é um app voltado para pequenos empreendedores e autônomos, que ajuda no controle de vendas, estoque, recebimentos e muito mais.
Você pode registrar suas vendas diretamente no app. Basta selecionar a opção “Fiado” no campo referente à forma de pagamento e definir um dia para cobrar o cliente. Fica tudo registrado e você recebe um lembrete na data da cobrança.
É simples, prático e muito fácil de usar, ideal para otimizar a gestão do seu negócio.
Quer mais uma ótima notícia? O Blup é gratuito! Ou seja, você pode baixar e testar o app de graça e sem compromisso. Disponível para Android e iOS, é a solução perfeita para facilitar a sua rotina e te ajudar a vender mais. Experimente!