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11 de abril de 2024
5 min de leitura

Como calcular o preço de venda e garantir o lucro?

Um dos vilões do sucesso de um pequeno negócio é não fazer a precificação certa dos itens vendidos. Porém, como calcular o preço de venda de um produto?

Já alertamos que o “chutômetro” não é uma opção, pois se o valor for baixo, você não vai cobrir todos os gastos. Porém, se for alto, pode afastar os clientes, principalmente se o preço ficar muito acima do dos concorrentes.

Além disso, não dá para esquecer a margem de lucro nessa conta, concorda? Afinal, todo seu esforço é para obter um retorno financeiro vantajoso e continuar crescendo e fechando mais vendas, não é verdade?

Por isso, colocar na ponta do lápis os gastos com materiais (caso venda doces, por exemplo), compra de estoque (caso revenda produtos), embalagens, impostos, água, luz, entre outras despesas, é essencial.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil fazer uma precificação realista e, assim, garantir um valor de venda competitivo e saber o lucro de cada compra. 

Ficou curioso 

Então, continue acompanhando o artigo e conheça uma fórmula simples para calcular o preço de venda e as informações necessárias para o cálculo.

Boa leitura! 

Como calcular o preço de venda de um produto?

O preço de venda é o valor que o cliente paga pela mercadoria. Para chegar ao número exato, você precisa reunir três informações: custos do produto, despesas e margem de lucro. Entenda o que significa cada grupo de informação:

1. Custos do produto

Os custos do produto são os valores que você gasta com a compra dos itens que vai vender ou de materiais para a fabricação. 

Para quem vende roupas, o principal é a compra de estoque. Se a compra for pela internet, além do valor do pedido, existe o frete de entrega.

Caso viaje até uma cidade que seja polo de vendas no atacado, os custos com gasolina ou com ônibus de excursão, alimentação, entre outros, são adicionados ao custo do produto. 

Depois, você pode somar todos os gastos e dividir pelo total de peças compradas ou pela quantidade que uma determinada receita rendeu para obter o valor médio por unidade

Leia também: Como vender doces? Guia para dar os primeiros passos.

2. Despesas

As despesas são os valores gastos para fazer a comercialização do produto. Elas são divididas em duas categorias: despesas fixas e despesas variáveis.

As despesas fixas, como o nome deixa claro, são demandas financeiras que você paga todos os meses, como internet, aluguel, energia elétrica, IPTU, água, etc. 

Suponha que sua casa seja seu ponto de venda. As contas domésticas são despesas que, independentemente de qualquer coisa, precisam ser pagas, certo? Portanto, entram no controle financeiro e no cálculo do preço.

As despesas variáveis, por sua vez, acontecem conforme a necessidade de compra e não estão relacionadas diretamente ao produto. Por exemplo: compra de embalagens e sacolas, um curso de vendas que você se inscreveu, entre outros.

3. Margem de lucro

A margem de lucro é o valor que você deseja lucrar sobre cada compra. Ou seja, é o que sobra após tirar todas as despesas e o custo do produto do preço de venda.

É fundamental definir essa margem para que a precificação dos seus produtos seja competitiva e o retorno dos investimentos vantajoso. 

Para o comércio de varejo, como lojas de roupa ou artesanatos, a porcentagem de margem de lucro indicada varia entre 15% e 20%. Para vendas de doces, a média fica entre 45% e 60%

Leia também: Como abrir uma loja de roupa gastando pouco? Guia para vendas.

Fórmula para calcular o preço de venda

A forma mais simples de calcular o preço de venda de um produto é somando o custo total de aquisição do produto com a margem de lucro desejada. A fórmula é a seguinte::

  • Preço de venda = Custo total + Margem de lucro

Para saber o custo total, some ao valor de custo do produto, ou seja, o que pagou para o fornecedor, as despesas variáveis. Assim, você chega ao custo total do produto. 

Agora, para calcular a margem de lucro, você pode usar como referência as porcentagens indicadas no tópico anterior. Depois, avalie se o preço de venda é competitivo, comparado ao valor que outras pessoas e ajuste, se necessário.

Por exemplo, se você vende calças jeans e tem um custo total de R$ 130 e deseja uma margem de lucro de 20%. O preço de venda será: 

  • Preço de venda = R$ 130 + 26 (20% de 130) = R$ 156.

Se trabalhar com mais de um tipo de produto, use a fórmula para calcular o preço de venda de cada item e faça o comparativo com outros vendedores, avaliando se o seu valor está justo e competitivo.

💡DICA: escolha produtos com diferenciais forte, por exemplo, um jeans com qualidade premium, modelagem diferenciada, ingredientes de boas marcas etc. Assim, você tem um argumento de venda forte (ex: sabor e durabilidade) e dribla a concorrência.

Qual a importância de calcular o preço de venda?

Aprender como calcular o preço de venda dos produtos é importante porque garante que sua margem de lucro. Afinal, o objetivo não é ficar no zero a zero e, sim, ter retorno financeiro com o trabalho.

Além disso, o preço de venda assegura que você cubra todos os gastos e continue fazendo novas compras, permitindo mais investimentos à medida que o número de clientes aumenta.

Uma dica importante é ter um caderno para anotar todas as compras de produto realizadas e as despesas mensais. Assim, fica fácil acompanhar as variações de preço dos fornecedores e dos outros custos envolvidos.

Isso porque o aumento impacta o preço de venda, que deve ser ajustado, mas em uma margem justa, garantindo que você continue mantendo as despesas em dia. 

Leia também: 10 ótimas maneiras de atrair clientes para seu pequeno negócio.

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