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19 de julho de 2023
10 min de leitura

Quer empreender? Dicas sobre administrar um pequeno negócio

Você sonha em ter o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Então, este artigo é para você! Aqui, você vai aprender como abrir um negócio do zero, seguindo alguns passos simples e práticos.

Além disso, você vai descobrir o que é empreendedorismo, quais são as melhores ideias de negócios para iniciantes e como administrar o seu pequeno negócio com eficiência e sucesso. Vamos lá?

O que é empreendedorismo?

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revelou que empreender é o sonho de 60% dos brasileiros. E não é difícil compreender o sonho do empreendedorismo. Tornar-se o seu próprio chefe tem várias vantagens, como maior autonomia para tomar decisões, flexibilidade de horários, independência financeira e liberdade para usar a criatividade.

Mas o que significa empreendedorismo? Em princípio, o conceito é utilizado para definir a capacidade que uma pessoa tem de identificar oportunidades, criar soluções e transformar ideias em realidade. Um empreendedor é alguém que tem uma visão, uma paixão e uma disposição para enfrentar desafios e superar obstáculos. Empreender é também uma forma de gerar renda e emprego, gerenciar um negócio, inovar, se adaptar às mudanças do mercado e gerar valor para a sociedade.

Ideias de pequenos negócios para empreendedores iniciantes

Se você quer empreender, mas ainda não tem uma ideia definida, não se preocupe. Existem muitas opções de negócios que você pode começar com pouco investimento e sem precisar de muita experiência. O importante é escolher algo que tenha a ver com o seu perfil, seus conhecimentos e suas paixões. Veja a seguir algumas ideias interessantes:

Venda de produtos novos ou usados pela internet: você pode criar uma loja virtual ou usar plataformas como o Mercado Livre, a OLX e o Enjoei para vender desde roupas, acessórios e cosméticos até livros, eletrônicos e artesanato.

Prestação de serviços: dependendo das suas habilidades, você pode oferecer serviços como manicure, cabeleireiro, babá, cuidador de idosos, maquiador, fotógrafo, professor, tradutor, redator, designer, passeador de cães, entre outros. Você pode divulgar o seu trabalho nas redes sociais, em sites especializados ou diretamente, por meio de panfletos.

Alimentação: outra ideia de negócios para empreendedores iniciantes é preparar e vender alimentos como bolos, doces, salgados, marmitas, lanches, sucos, entre outros. Você pode entregar os seus produtos em casa, no trabalho ou em eventos. Você também pode usar aplicativos de delivery como o iFood para facilitar as suas vendas.

Como começar um pequeno negócio do zero?

Depois de escolher a sua ideia de negócio, é hora de colocá-la em prática. Para isso, você vai precisar seguir alguns passos:

Escolha um ramo de atividade para a atuar

O primeiro passo para abrir um negócio do zero é escolher um ramo de atividade que tenha a ver com o seu perfil, as suas habilidades e as suas paixões. Até mesmo porque de nada adianta investir em um negócio que você não gosta ou não entende, pois isso pode comprometer o seu desempenho e a sua motivação.

E, conforme mencionamos anteriormente, você pode optar por vender produtos novos ou usados, prestar serviços e aproveitar muitas outras oportunidades. O importante é que você goste do que faz e que tenha um diferencial competitivo para oferecer aos seus clientes.

Entenda o mercado

Depois de escolher um ramo de atividade para atuar, é importante que você faça uma pesquisa sobre esse mercado. Isso significa saber quem são os seus potenciais clientes, ou seja, o grupo de pessoas que têm mais chances de comprar o seu produto ou serviço, quais são as suas necessidades, preferências e hábitos de consumo.

Além disso, você também precisa saber quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, quais são os seus pontos fortes e fracos e como eles se posicionam no mercado. Não se esqueça de incluir na sua lista de pesquisa quem são os fornecedores e os preços praticados pela concorrência.

Controle as vendas, os pagamentos e o estoque

Um dos aspectos mais importantes de um pequeno negócio é o controle financeiro, fazendo o controle das vendas, dos pagamentos e do estoque. Afinal, você precisa saber quanto você vende, quanto você recebe, quanto você gasta e quantos produtos estão disponíveis no estoque para oferecer aos seus clientes.

Para facilitar a sua rotina como empreendedor iniciante, é essencial que você conte com um aplicativo de vendas e gestão. A ferramenta elimina a necessidade de controle em planilhas eletrônicas e caderninhos de anotação, e pode ajudá-lo a organizar as suas vendas, fazer a gestão do seu estoque e as suas finanças com apenas alguns cliques na tela do seu celular. Isso vai permitir que você tenha uma visão clara do desempenho do seu pequeno negócio no mercado, o que facilita que você tome decisões mais assertivas.

Algumas ferramentas como o Blup, por exemplo, são fáceis de usar e 100% gratuitas. E isso, por sua vez, é ótimo para quem está começando no mundo do empreendedorismo e ainda não dispõe de muitos recursos financeiros para investir em soluções mais robustas. Em outras palavras, o app de gestão para pequenos negócios é uma excelente estratégia para aumentar as suas vendas, fidelizar os seus clientes e crescer.

Abra uma conta digital gratuita

Outra dica para quem deseja começar um negócio do zero é abrir uma conta digital. O serviço permite que você envie e receba Pix, e receba as suas vendas no crédito, boleto e Pix, mesmo que você não tenha um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim, você pode vender on-line ou presencialmente, sem precisar de maquininha de cartão. Uma ótima opção é a Bling Conta, que oferece essas vantagens e muito mais.

Formalize o seu pequeno negócio

Mesmo que você já faça vendas ou preste serviços informalmente, é importante que formalize o seu negócio para garantir os seus direitos e deveres como empreendedor.

Atualmente, uma das formas mais simples e vantajosas de formalizar o seu negócio é se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). O MEI é um regime tributário que permite que você tenha um CNPJ, possa emitir notas fiscais, contratar um funcionário e ter acesso a benefícios previdenciários.

Para se tornar um MEI, você só precisa ter um faturamento anual de até R$ 81 mil, se cadastrar no Portal do Empreendedor e pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) mensalmente. A guia única de arrecadação contém todos os impostos que o microempreendedor individual deve pagar para exercer suas atividades legalmente e também a contribuição previdenciária, que dá direito a auxílio-doença, aposentadoria, salário maternidade, entre outros.

Divulgue os seus produtos ou serviços

Por fim, vale dizer que de nada adianta ter um ótimo produto ou serviço se ninguém sabe que ele existe, não é mesmo? Por isso, você precisa investir em estratégias de marketing para divulgar o seu negócio e atrair clientes. Uma dica para quem está começando é usar as redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o LinkedIn.

Mas é claro que você também pode criar um site ou uma loja virtual para divulgar os seus produtos ou serviços. O importante é que você promova a sua marca, interaja com os consumidores e se torne conhecido no meio virtual.

Erros que todo empreendedor iniciante deve evitar

Agora que você já conhece algumas dicas para abrir um pequeno negócio do zero, saiba também que existem alguns erros que você deve evitar durante todo o processo. Até mesmo porque esses erros podem comprometer o sucesso da sua empresa e até mesmo levá-la à falência. Abaixo, listamos os principais e como evitá-los:

1. Não fazer um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que descreve os objetivos, as estratégias, os recursos e as projeções financeiras da sua empresa. Ele é essencial para validar a sua ideia de negócio, analisar o mercado, definir o público-alvo, os produtos ou serviços, os canais de distribuição, os fornecedores, os concorrentes, os riscos e as oportunidades. Além disso, ele serve como um guia para orientar as suas decisões e ações ao longo do tempo.

O problema é que muitos empreendedores iniciantes não fazem um plano de negócios porque pensam que seja muito complexo, demorado ou desnecessário. Mas isso é um grande erro. Sem um plano de negócios, você corre o risco de investir em algo que não tem demanda, não tem diferenciais competitivos, não tem viabilidade financeira ou não tem sustentabilidade no longo prazo.

Por isso, antes de começar a sua pequena empresa, faça um plano de negócios. Caso não saiba como proceder, as ferramentas do Sebrae podem ajudá-lo nessa missão. Clique aqui e saiba mais.

2. Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Esse, sem dúvida, é um erro clássico entre os empreendedores iniciantes. Todavia, deve ser evitado a todo o custo. Misturar as finanças pessoais com as da empresa significa usar o dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais, fazer saques sem controle, não separar uma remuneração fixa para si mesmo ou não ter uma conta bancária exclusiva para o negócio.

Essa mistura pode gerar vários problemas, como dificuldade para controlar o fluxo de caixa, fazer controle de custos e até mesmo endividamento. Por isso, é fundamental separar as finanças pessoais das da empresa, registrando rigorosamente todas as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa e usando uma conta bancária específica para o negócio.

3. Não se capacitar

Não é porque você escolheu uma área de atuação de acordo com seu perfil empreendedor, habilidades e preferências é que vai deixar de se capacitar, viu? Infelizmente, no mundo dos negócios, nem sempre basta ter uma boa ideia e vontade de trabalhar para ter sucesso.

Sem capacitação adequada, você pode cometer erros graves que podem prejudicar o seu negócio. Por isso, é importante se capacitar e se atualizar constantemente. Você pode aprender sobre gestão empresarial, marketing, vendas, finanças e tudo mais que for importante para o seu ramo de atuação. Tal conhecimento você pode adquirir por meio de cursos on-line ou presenciais, participar de eventos, ler livros e artigos, assistir a vídeos e podcasts e se inspirar em casos de sucesso.

4. Atuar na informalidade

Muitos empreendedores iniciantes optam por atuar na informalidade por medo ou desconhecimento das obrigações legais envolvidas na abertura de uma empresa. Se você se enxerga nesse mesmo contexto, saiba que isso também é um grande erro.

Ao contrário do que se imagina, atuar na informalidade para sempre não é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Afinal, essa atitude pode trazer vários riscos e desvantagens para o seu negócio, como problemas com a fiscalização, multas e até mesmo ter a sua atividade interditada.

Mas não apenas isso. Você também pode perder oportunidades de negócio, pois muitos clientes e fornecedores exigem nota fiscal de vendas ou de prestação de serviços. E, claro, sem falar que você deixa de usufruir de incentivos fiscais e de benefícios previdenciários.

Neste artigo explicamos como abrir um MEI para alavancar os resultados do seu negócio!

5. Ignorar a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada de quem deseja abrir um negócio do zero. Para se ter uma ideia, ela pode facilitar e otimizar vários processos do seu negócio, como gestão, comunicação, produção, distribuição, atendimento, marketing e vendas. Ela também pode ajudar você a reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, inovar e se diferenciar no mercado.

Entretanto, muitos empreendedores iniciantes ignoram a tecnologia por acharem que seja caro, complicado ou desnecessário. Isso, por sua vez, pode fazer com que você perca competitividade, eficiência e oportunidades de crescimento.

Por isso, é importante estar atento às novidades tecnológicas que podem beneficiar o seu negócio. O Blup é um aplicativo de gestão gratuito para pequenos negócios que facilita a sua rotina, ajudando-o a controlar as suas vendas, seus pagamentos, o estoque e o pagamento do DAS MEI.

6. Não considerar a concorrência

Outro erro muito cometido por empreendedores iniciantes é não considerar a concorrência, por acharem que seu produto ou serviço é único, superior ou insubstituível. Esse, aliás, é um erro que deve ser evitado, pois pode fazer com que você perca clientes, mercado e lucratividade.

Sendo assim, analise a concorrência periodicamente, identificando quais são os seus pontos fortes e fracos e quais estratégias de mercado estão utilizando. Considere também quais são as suas vantagens competitivas e quais são as brechas abertas que você pode explorar a favor do seu negócio.

7. Não ter bom relacionamento com fornecedores

O que são fornecedores? São as empresas ou prestadores de serviços responsáveis por fornecer os materiais, os equipamentos e as soluções de que você precisa para produzir e entregar o seu produto ou serviço aos seus clientes. Eles são parceiros estratégicos para qualquer tipo de negócio, não importa o ramo de atuação ou porte da empresa. Ignorar isso pode comprometer a qualidade, a disponibilidade, o prazo e o preço do seu produto ou serviço.

Por isso, é importante escolher bem os seus fornecedores com base em critérios como qualidade, preço, prazo, confiabilidade e reputação. Você também deve manter uma comunicação clara, amigável e frequente com eles, além de negociar condições de entrega e pagamento favoráveis para ambas as partes. Não se esqueça também de cumprir os acordos estabelecidos e reconhecer o valor do trabalho deles.

8. Não estabelecer objetivos e metas

“O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”, já dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. Em outras palavras, isso significa que você deve estabelecer objetivos para o seu negócio, bem como metas e estratégias para alcançá-los. Isso vai ajudar a orientar as suas ações e medir os seus resultados.

Blup pode ajudar você a fazer a gestão das vendas

Como você pode ver, abrir um negócio do zero envolve muitas atividades e responsabilidades. Por isso, é essencial contar com um aplicativo de vendas e gestão que o ajude a otimizar o seu tempo e a aumentar a sua produtividade.

Com um app para autônomos e MEIs como o Blup, você tem várias funcionalidades necessárias para gerenciar o seu pequeno negócio em um só lugar. Com ele, você pode:

  • Dar deus aos clientes que gostam do fiado: Com Blup, você automatiza a aprovação do orçamento enviado ao cliente com apenas um clique e registra os pagamentos à receber na opção Meu Caderninho dentro do aplicativo;
  • Tenha uma agenda digital: Controle e receba os agendamentos dos seus serviços através da agenda digital do Blup;
  • Controle de estoque: Faça o controle do seu estoque, registrando as entradas e saídas de produtos;
  • Registre suas vendas: Tenha uma visão das suas vendas com apenas alguns toques utilizando a opção venda simplificada. Além disso, visualize seu saldo e extrato direto no Blup;
  • Crie um catálogo virtual e compartilhe com seus clientes: Cadastre produtos de forma rápida e prática para ter sempre um catálogo de produtos atualizado e disponível;
  • Nada de esquecer de nenhum cliente: Faça o cadastro dos seus clientes, mantendo um histórico de compras, vendas e contatos;
  • Te lembramos de pagar o DAS: Receber um alerta sempre que o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) ficar disponível para MEIs.

E o melhor: tudo isso sem custo nenhum para gerenciar melhor o seu negócio!

Gostou das dicas? Esperamos que elas o ajudem a abrir o seu negócio do zero e a ter sucesso como empreendedor. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário.

E, se você quer saber mais sobre como o Blup pode ajudá-lo a vender mais e melhor, baixe o app de gestão e crie a sua Bling Conta. Disponível no Google Play e na App Store. Experimente!

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